Centro de Ciências e Tecnologia (CCT) - MEC vai estimular formação de professores na área de ciências exatas
Home arrow Notícias arrow MEC vai estimular formação de professores na área de ciências exatas
MEC vai estimular formação de professores na área de ciências exatas PDF Imprimir E-mail
Por Gutemberg Medeiros   
06 de maio de 2013

A proposta está em fase de elaboração e prevê a oferta de bolsas de incentivo para atrair estudantes do ensino médio. Com a meta de atrair 100 mil estudantes de ensino médio para seguir a carreira de professor da educação básica nas áreas de ciências exatas, o Ministério da Educação (MEC) irá lançar um programa de estímulos por meio de bolsas de estudo.

 

O governo quer atrair também os 10 mil estudantes de graduação em cursos de licenciatura do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência que oferece bolsas a alunos que se dediquem a estágio nas escolas públicas e se comprometam com o exercício do magistério na rede pública.

 

De acordo com o MEC, a proposta está em fase de elaboração e prevê a oferta de bolsas de incentivo. Serão criados também estímulos a programas de formação e pesquisas de universidades, centros de pesquisas e institutos nas áreas de licenciatura e científica que envolvam professores e estudantes da educação básica.

 

Ao participar de audiência pública na Comissão de Educação da Câmara dos Deputados, em abril, o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, manifestou preocupação com a baixa procura por cursos superiores de licenciatura em física, química, matemática e biologia e antecipou que o MEC preparava um programa para, desde o ensino médio, atrair os estudantes para o magistério nessas áreas.

 

Fonte: Agência Brasil