Centro de Ciências e Tecnologia (CCT) - Concurso público para professor Edital 0002/2009
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Concurso público para professor Edital 0002/2009 PDF Imprimir E-mail
Por Gutemberg Medeiros   
09 de março de 2009

Abertura de inscrições paraconcurso público de provas e títulos destinado aselecionar candidatos para o provimento de 02 (duas) vagas nacarreira do Magistério Superior, pertencente ao Quadro dePessoal desta Universidade.

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brasogovernofederal

UNIVERSIDADEFEDERAL DE CAMPINA GRANDE - UFCG

CENTRO DECIÊNCIAS E TECNOLOGIA - CCT


cct-logoEDITALNo 002 DE 26 DE FEVEREIRO DE 2009


ODiretor do Centro de Ciências e Tecnologia da UniversidadeFederal de Campina Grande -PB, Campus Campina Grande, no uso de suasatribuições e, considerando o disposto no Decreto nº4.175/02, de 27/03/2002.bemcomo nas Portarias nº 286/2008 e nº 36/2009 do Ministériodo Planejamento, Orçamento e Gestão e nas Portarias nº1.110 de 04 de Setembro de 2008, nº 1.226 de 06 de Outubro de2008 e nº 1.503 de 11 de Dezembro de 2008 do Ministérioda Educação, torna público, para conhecimentodos interessados, a abertura de inscrições paraconcurso público de provas e títulos destinado aselecionar candidatos para o provimento de 02 (duas) vagas nacarreira do Magistério Superior, pertencente ao Quadro dePessoal desta Universidade.


1.DAS DISPOSIÇÕES PRELIMINARES


1.1.A seleção, observadas as disposiçõeslegais aplicáveis à espécie, será regidapela Resolução nº 07/2007, de 02 de outubro de2007, da Câmara Superior de GestãoAdministrativo-Financeira do Conselho Universitário daUniversidade Federal de Campina Grande e pelas normas contidas nesteEdital.


1.2.A retribuição do pessoal docente compreende ovencimento ou salário fixado em lei para cada nível, osincentivos funcionais e demais vantagens previstas em lei.


1.3.O processo seletivo compreenderá as 03 (três) fasesseguintes: prova escrita e prova didática, ambas de carátereliminatório, e exames de títulos.

a)Participarão da prova escrita os candidatos cujas inscriçõesforem homologadas;

b)Participarão da prova didática os candidatos queobtiverem pelo menos 70 pontos na prova escrita;

c)Participarão do exame de títulos os candidatos queobtiverem pelo menos 70 pontos na prova didática.


2.DO CARGO


2.1.Denominação, classe e nível de ingresso:Professor Assistente, Padrão I.


2.2.Remuneração inicial do cargo: Professor Assistente I,R$ 3.626,08.


2.3.Jornada de Trabalho: Tempo integral, de quarenta horas semanais detrabalho, em regime de trabalho T-40, com dedicaçãoexclusiva.


3.DAS CONDIÇÕES E REQUISITOS PARA PARTICIPAÇÃONO CONCURSO E INVESTIDURA NO CARGO


3.1.Ter nacionalidade brasileira ou estrangeira com situaçãoregular no pais;


3.2.Estar em gozo dos direitos políticos;


3.3.Estar quite com as obrigações eleitorais;


3.4.Estar quite com as obrigações militares, para oscandidatos do sexo masculino;


3.5.Apresentar declaração de não acumulaçãode cargo ou emprego público (De acordo com o § 3º doart. 118 da Lei Nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990 e da Lei Nº9.527, de 10 de dezembro de 1997, considera-se acumulaçãoproibida a percepção de vencimento de cargo ou empregopúblico efetivo com proventos da inatividade, salvo quando oscargos de que decorram essas remunerações foremacumuláveis na atividade);


3.6.Apresentar declaração de bens e valores patrimoniais.

§1º Os documentos comprobatórios relacionados no item 3serão exigidos de todos os candidatos no ato da inscrição,exceto os discriminados nos subitens “3.5” e “3.6”,que deverão ser apresentados apenas pelos candidatosconvocados para nomeação.

§2º Antes de efetuar o recolhimento da taxa de inscrição,o candidato deverá certificar-se de que preenche todos osrequisitos exigidos para a participação no concurso.

§3º A falta de comprovação de qualquer um dosrequisitos especificados no item 3 impedirá a posse docandidato.


4.DAS INSCRIÇÕES


4.1.As inscrições serão realizadas de 09a 20 de março de 2009, para a classe de ProfessorAssistente (Mestre), Nível.

4.2.Somente serão aceitas as inscrições doscandidatos portadores de no mínimo de Mestre para a classe deProfessor Assistente, expedido por cursos de pós-graduaçãorecomendados pela CAPES ou, no caso de títulos estrangeiros,quando devidamente reconhecido nos termos da legislaçãoem vigor.


4.3.O horário de atendimento das inscrições serádas 08h00 às 11h00 e das 14h00 às 17h00, de segunda asexta-feira (dias úteis), nas Secretarias das unidadesacadêmicas, localizadas no Centro de Ciências eTecnologia (CCT), Avenida Aprígio Veloso, 882 – Bairrode Bodocongó, Campus Campina Grande - PB (CEP 58.429.140);


4.4.O candidato apresentará no ato da inscrição:


a)Comprovante de pagamento da taxa de inscrição, no valorde R$ 75,00 (setenta e cinco reais). Para tanto, o candidato deveacessar o endereço eletrônico:https://consulta.tesouro.fazenda.gov.br/gru/gru_simples.aspe preencher a GRU - Guia de Recolhimento da União, colocando ocódigo da unidade favorecida 158195; gestão 15281,código do recolhimento 28883-7, vencimento 04/03/2009, inseriro número do CPF e o nome do candidato, além do valor dataxa, concluindo com a emissão da GRU para pagamentoexclusivamente no Banco do Brasil;

b)Requerimento de inscrição assinado pelo candidato ouseu procurador devidamente habilitado, dirigido ao CoordenadorAdministrativo da Unidade Acadêmica;

c)Fotocópia legível e autenticadado diploma de Mestre ou certidão que comprove defesa eaprovação da dissertação, expedida pelainstituição onde o candidato cursou o mestrado,acompanhado do diploma de graduação, se concorrente àvaga de Professor Assistente;

d)Fotocópia legível e autenticada do título deeleitor e do comprovante de quitação com as obrigaçõeseleitorais;

e)Fotocópia legível e autenticada do comprovante dequitação com o serviço militar (para candidatosdo sexo masculino);

f)Fotocópia legível e autenticada do passaporte, comvisto, de acordo com as normas do Serviço Nacional deImigração (para estrangeiros);

g)Fotocópia legível e autenticada da Carteira deIdentidade e do CPF;

h)Curriculum Vitae em 3 (três) cópias, uma delasacompanhada de documentação comprobatória dostítulos;

i)Declaração de que tem conhecimento e aceita ascondições e normas estabelecidas neste Edital, sobre asquais não poderá alegar desconhecimento, e na ResoluçãoNº 07/2007, de 02/10/2007, da Câmara Superior de GestãoAdministrativo-Financeira do Conselho Universitário da UFCG,disponíveis na Unidade Acadêmica e na Internet(www.ufcg.edu.br).


4.5.O servidor designado para receber a documentaçãoexigida no subitem 4.4, o fará mediante a apresentaçãodos originais, conferindo e autenticando todas as páginas quelhe forem entregues, rubricando-as e numerando-as à vista docandidato ou seu procurador, além de listar o material nãotextual.


4.6.Após o ato de inscrição, o candidato ou seuprocurador receberá, sem prejuízo de outras instruçõeseventualmente exaradas, os seguintes documentos:

a)Cópia da Resolução citada na letra “i”do subitem 4.4;

b)Programa (Pontos) do concurso;

c)Calendário das provas;

d)Tabela contendo prazos que nortearão o concurso, conformeAnexo deste Edital;

e)Relação nominal dos membros da comissãoexaminadora e seus suplentes, com respectiva titulaçãoacadêmica.


4.7.Os documentos apresentados conforme as exigências do subitem4.4 ficarão em poder da Unidade Acadêmica, nãocabendo devolução.

4.8.O procurador do candidato deverá apresentar original daProcuração e respectiva cópia autenticada doinstrumento, ficando esta em poder da Unidade Acadêmica.


4.9.O valor da taxa de inscrição, uma vez pago, nãoserá restituído em nenhuma hipótese.





4.10.A inscrição poderá ser feita também porvia postal, através de Sedex ou serviço similar, dentrodo prazo estabelecido neste Edital.


4.11O candidato que utilizar a alternativa do subitem 4.10 para inscriçãodeverá anexar o comprovante original de depósitobancário no valor da taxa de inscrição, comoespecificado na alínea “a” do subitem 4.4 e enviaros documentos comprobatórios, inclusive do CurriculumVitae, autenticados.


4.12Todos os documentos comprobatórios deverão estardevidamente autenticados, podendo, para os casos de inscriçãorealizada presencialmente, ser a autenticação realizadapor servidor especialmente designado para receber e autenticar adocumentação.


4.13Em anexo, quadro contendo os prazos regulamentares do Concurso paraProfessor Assistente.



4.14Não será permitida inscrição condicionale nem admitida complementação documental fora do prazode inscrição, salvo se a Comissão Examinadora emcaso de dúvida, exigir do candidato documentos que comprovem averacidade ou autenticidade de peças processuais entregues noato da inscrição.


5.DA ÁREA, TITULAÇÃO MÍNIMA EXIGIDA E VAGA:A área de conhecimento objeto do concurso, titulaçãomínima exigida e vaga respectiva, estão especificadasno quadro abaixo:



Unidade

Acadêmica

Área de Conhecimento

Objeto Concurso

Titulação Acadêmica Mínima na Classe de Professor Assistente

Regime de Trabalho

Número de Vagas

Engenharia Química

Química Geral e Princípios e Cálculos da Engenharia Química

Titulo de Mestre ou Doutor em Engenharia Química.

T-40 com Dedicação Exclusiva

01


Desenho Industrial

Desenvolvimento de Projeto de Produtos e Meios de Expressão Tridimensional

Título de Mestre e ter Graduação ou Mestrado em Design/Desenho Industrial

T-40 com Dedicação Exclusiva

01


6.DAS DISPOSIÇÕES GERAIS


6.1.Às pessoas portadoras de deficiência ou necessidadesespeciais será assegurado o direito de inscriçãono concurso público previsto neste Edital, dele participandoem igualdade de condições com os demais candidatos,desde que a deficiência ou necessidade apresentada sejacompatível com as atividades do cargo para o qual concorre.


6.2.Os candidatos citados no item anterior deverão apresentar, noato da inscrição, declaração daespecificidade da deficiência, submetendo-se, quandoconvocados, à perícia médica por junta médicaoficial, que terá decisão terminativa sobre aqualificação do candidato, como portador dedeficiência, e a compatibilidade da deficiência com asatividades do cargo.


6.3.O candidato amblíope ou cego deverá solicitar porescrito, à Coordenação Administrativa da UnidadeAcadêmica, até o último dia de inscrição,a confecção da prova especial ampliada (especificando otipo de grau para a ampliação) ou o acompanhamento pormonitor.


6.4.O candidato que não fizer a solicitação previstano item anterior, no prazo mencionado e seja qual for o motivoalegado, não terá a prova preparada, ficandoimpossibilitado de a ela se submeter e, portanto, excluído doconcurso.


7.DAS PROVAS


7.1.Local: Unidade Acadêmica.


7.2.Período: De 20 a 27 de abril de 2009.


7.3.A prova escrita consistirá em dissertações noâmbito dos temas constantes do programa e terá duraçãode 04 (quatro) horas.


7.4.A prova didática consistirá em aula teórica, acritério da Comissão Examinadora, sobre tema constantedo programa, e terá duração de 50 minutos. Apóso término a Comissão Examinadora terá, se julgarnecessário, até 15 (quinze) minutos para argüir ocandidato acerca do tema objeto da prova. A chamada para realizaçãodas provas obedecerá à ordem do sorteio.


7.5.O Exame de Títulos constará da apreciaçãodos documentos comprobatórios apresentados pelos candidatos,no ato da inscrição e serão pontuados segundo aTabela de Pontos anexa à Resolução nº.07/2007, pela Comissão Examinadora em conjunto.


8.DA NOMEAÇÃO, POSSE E EXERCÍCIO


8.1.A nomeação dos candidatos fica condicionada àcomprovação dos requisitos para a investidura no cargoespecificados no item 3 deste Edital.


8.2.A posse do candidato nomeado dar-se-á pela assinatura do Termode Posse e ocorrerá no prazo de 30 (trinta) dias, contados dapublicação do ato de provimento no DiárioOficial da União.


8.3.Será tornado sem efeito o ato de provimento se a posse nãoocorrer no prazo especificado no item anterior.


8.4.O docente terá 15 (quinze) dias contados da data da posse paraentrar em exercício, sendo passível de exoneraçãoaquele que não obedecer a esse prazo.


8.5.O nomeado e empossado exercerá a docência na UFCG, noCentro de Ciências e Tecnologia, com sede no Municípiode Campina Grande-PB.


8.6.O nomeado assume o compromisso de fixar residência no Municípiode Campina Grande-PB.


8.7.Regime Jurídico do cargo a ser provido: o nomeado seráregido pela Lei nº 8.112, de 11 de dezembro de 1990, que dispõesobre o Regime Jurídico dos servidores públicos civisda União, das Autarquias e das FundaçõesPúblicas Federais.


9.DAS DISPOSIÇÕES FINAIS


9.1.Sendo necessário o adiamento do concurso por motivosrelevantes, a Coordenação Administrativa da UnidadeAcadêmica divulgará novo calendário para ocertame com antecedência mínima de 05 (cinco) dias daprimeira prova.


9.2.Somente se submeterão às provas os candidatos cujasinscrições tiverem sido deferidas.


9.3.Todas as etapas do concurso público previsto neste Editalserão realizadas no campus de Campina Grande-PB.


9.4.Os resultados de cada etapa do concurso serão afixados emespaço adequado e próprio na Secretaria da UnidadeAcadêmica a e na internet:(http://www.deq.ufcg.edu.br)e (http://www.ddi.ufcg.edu.br)..


9.5.O concurso objeto deste Edital terá validade de 01 (um) ano,contado a partir da publicação da homologaçãodo concurso pelo Diário Oficial da União, sendopossível renovação por igual período, nostermos do Decreto Nº 4.175, de 27/03/2002.


9.6.Não será fornecido ao candidato qualquer documento oucertidão como comprovante de classificação noconcurso, valendo para este fim o Edital de Homologaçãopublicado no Diário Oficial da União.


9.7.A aprovação no concurso assegurará apenas aexpectativa de direito à nomeação, ficando aconcretização deste ato condicionada àobservância das disposições legais pertinentes,do exclusivo interesse e conveniência da Administração,da rigorosa ordem de classificação e do prazo devalidade do concurso.


9.8.É de inteira responsabilidade do candidato, acompanhar, peloDiário Oficial da União, a publicação dosatos e editais referentes ao concurso previstos neste Edital, bemcomo outras informações que serão divulgadaspela Unidade Acadêmica.


9.9.Após a publicação do resultado do concurso, emjornal diário de grande circulação estadual,poderá haver recurso à Câmara Superior de GestãoAdministrativo-Financeira do Conselho Universitário da UFCG,com efeito suspensivo, no prazo de 5 (cinco) dias.


9.10Os casos omissos serão resolvidos pela ComissãoExaminadora do concurso.


BraulioMaia Junior

Diretor



UNIVERSIDADEFEDERAL DE CAMPINA GRANDE

CENTRODE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA



ANEXO01 DO EDITAL Nº 002 DE 26 DE FEVEREIRO DE 2009


PRAZOSREGULAMENTARES DO CONCURSO PÚBLICO PARA PROFESSOR ASSISTENTE



ETAPAS

SETOR RESPONSÁVEL

DATAS

DAS INSCRIÇÕES

Inscrição de Candidatos

Secretaria da Unidade Acadêmica

09 a 20/03/2009

Verificação de aceitabilidade das inscrições

Coordenação Administrativa

Até 05 (cinco) dias úteis após encerramento da etapa acima

Interposição de Recurso contra indeferimento de inscrição

CONSAD/CCT

Até 05 (cinco) dias úteis após ciência da etapa acima

Homologação dos pedidos de inscrição e julgamento de recursos

CONSAD/CCT

Até 05 (cinco) dias úteis após entrada do Processo na Secretaria do Centro

Interposição de recurso contra decisão do CONSAD/CCT sobre pedidos de inscrição e julgamento de recursos

CSGAF/CONSUNI/UFCG

Até 05 (cinco) dias úteis após ciência do resultado da etapa acima

DA COMISSÃO EXAMINADORA

Arqüição de impedimento de Membros da Comissão Examinadora

CONSAD/CCT

Até 05 (cinco) dias úteis após o último dia do período de inscrições

Interposição de recurso contra decisão do CONSAD/CCT sobre pedidos de argüição de impedimento

CSGAF/CONSUNI/UFCG

Até 05 (cinco) dias úteis após ciência do resultado da etapa acima

DO CONCURSO

Realização do Concurso

Comissão Examinadora

20 a 27/04/2009

Entrega do Relatório Conclusivo do Concurso à Coordenação Administrativa

Comissão Examinadora

Até 02 (dois) dias úteis após o término da etapa acima

Apreciação do Relatório Conclusivo em Assembléia da Unidade e encaminhamento ao CONSAD/CCT para Homologação

Colegiado da Unidade Acadêmica

Até 08 (oito) dias úteis após o recebimento do Relatório

Homologação do Resultado do Concurso

CONSAD/CCT

Até 05 (cinco) dias úteis após o recebimento do Relatório

Interposição de Recurso Contra o Resultado Final do Concurso

CSGAF/CONSUNI/UFCG

Até 05 (cinco) dias úteis após a divulgação e conhecimento da decisão acima





UNIVERSIDADEFEDERAL DE CAMPINA GRANDE

CENTRODE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA

UNIDADEACADÊMICA DE ENGENHARIA QUÍMICA


ANEXO02 DO EDITAL Nº 002 DE 26 DE FEVEREIRO DE 2009



MEMBROSDA COMISSÃO EXAMINADORA DO CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS ETÍTULOS PARA A CLASSE DE PROFESSOR ASSISTENTE NÍVEL I,RETIDE, ÁREA DE QUÍMICA GERAL E PRINCÍPIOS ECÁLCULOS DA ENGENHARIA QUÍMICA



TITULARES:


1.Prof. Dr. ROMILDO PEREIRA BRITO (UAEQ-UFCG)

2.Prof. Dr. ANTONIO CARLOS BRANDÃO ARAÚJO (UAEQ-UFCG)

3.Prof. Dr. FERNANDO FERNANDES VIEIRA (UEPB)


SUPLENTES:


4.Prof. Dr. VICEMÁRIO SIMÕES (UAEQ-UFCG)

5.Prof. Dr. LAÉRCIO GOMES DE OLIVEIRA (UAEQ-UFCG)

6.Prof. Dr. JOSÉ TAVARES DE SOUSA (UEPB)



PROGRAMADO CONCURSO PÚBLICO PARA PROFESSOR ASSISTENTE


Tópicos

  1. Equilíbrio Químico e Iônico

  2. Estequiometria

  3. Soluções

  4. Cinética

  5. Termodinâmica Química

  6. Eletroquímica

  7. Análise de Graus de Liberdade

  8. Balanços de Massa com e sem Reação

  9. Balanços de Energia com e sem Reação

  10. Balanços Combinados de Massa e Energia



Bibliografia Sugerida

 

1

QUIMICA GERAL, Autor: Ebbing, Darrell D., Ed. LTC, Vol I e II, 1996

2

GENERAL CHEMISTRY, Autor: Ebbing, Darrell D. E Gammon, Steven D.; Editora: Houghton Mifflin Company; 8ª Edição - 2008

3

GENERAL CHEMISTRY: PRINCIPLES & STRUCTURES , Autor:  BRADY, JAMES E., Editora: IE-WILEY, 5ª Edição – 1990

4

GENERAL CHEMISTRY, Autor:  PAULING, LINUS , Editora: DOVER SCIENCE, 1ª Edição – 1988

5

INTRODUCTION TO MATERIAL AND ENERGY BALANCES, Autor: G. V. REKLAITIS, WILEY, 1983

6

ENGENHARIA QUÍMICA: PRINCÍPIOS E CÁLCULOS, Autor: D. M. HIMMELBLAU, LTC, 2006

7

PRINCÍPIOS ELEMENTARES DOS PROCESSOS QUÍMICOS, Autor: R. M. FELDER, LTC, 2005


ANEXO 03 DO EDITAL Nº 002 DE 26 DE FEVEREIRO DE 2009


MEMBROS DA COMISSÃO EXAMINADORA DO CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS PARA A CLASSE DE PROFESSOR ASSISTENTE NÍVEL I, RETIDE, ÁREA: DESENVOLVIMENTO DE PROJETO DE PRODUTO E MEIOS DE EXPRESSÃO TRIDIMENSIONAL.


TITULARES:


1. Prof. Ms. Abdon da Silva Meira Filho (UADI/UFCG)

2. Prof. Dr. João Batista Guedes (UADI/UFCG)

3. Profª Dra. Kátia Araújo Medeiros (UFPE)


SUPLENTES


4. Prof. Ms. Glielson Nepomuceno Montenegro (UADI/UFCG)

5. Prof. Dr. Wellington Gomes de Medeiros (UADI/UFCG)

6. Prof. Dr. Silvio Romero Botelho Barreto (UFPE)




PROGRAMA DO CONCURSO PÚBLICO PARA PROFESSOR ASSISTENTE


Tópicos

  1. Aplicação de técnicas de representação tridimensional e análise ergonômica no desenvolvimento de produtos eletro-eletrônicos;

  2. Aplicação de técnicas de representação tridimensional e análise de sistemas funcionais no desenvolvimento de produtos eletro-eletrônicos;

  3. Aplicação de técnicas de representação tridimensional e análise de sistemas funcionais no desenvolvimento de projeto de utensílios domésticos;

  4. Aplicação de técnicas de representação tridimensional e análise ergonômica no desenvolvimento de projeto de utensílios domésticos;

  5. Aplicação de técnicas de representação tridimensional e análise ergonômica no desenvolvimento de projeto de mobiliário;

  6. Aplicação de técnicas de representação tridimensional e análise de sistemas funcionais no desenvolvimento de produtos mobiliários;

  7. Aplicação de técnicas de representação tridimensional e análise ergonômica no desenvolvimento de equipamentos urbanos;

  8. Análise de sistemas funcionais e aplicação de técnicas de representação tridimensional no desenvolvimento de equipamentos urbanos;

  9. Análise ergonômica e técnicas de representação tridimensional no desenvolvimento de produtos médico-hospitalares;

  10. Aplicação de técnicas de representação tridimensional e análise de sistemas funcionais no desenvolvimento de produtos médico-hospitalares;



Bibliografia Sugerida


Assunto: Ergonomia


1

IIDA, Itiro. Ergonomia: projeto e produção. São Paulo: Edgard Blucher, 1990.

2

MORAIS, Anamaria e MONTALVÃO, Cláudia. Ergonomia: Conceitos e Aplicações. Rio de Janeiro: 2AB, 1998.

3

PANEROS, Julius e ZELNIK, Martin. Las Dimensiones Humanas en los Espacios Interiores. Barcelona: Gustavo Gili, 1983

4

SANTOS, Neri e FIALHO, Francisco. Manual de Análise Ergonômica do Trabalho. Curitiba: Gênesis, 1995.


Assunto: Sistemas Funcionais

1

MACAHULAY. D. Como as Coisas Funcionam. Rio de Janeiro: Editora Globo, 1997.

2

BOLT, B. Matemáquinas. Lisboa: Gradiva Publicações, 1994.

3

BONSIEPE, G. Teoria y Práctica del Diseño Industrial. Barcelona: Gustavo Gili, 1978

4

BONSIEPE, G. et alli. Metodologia Experimental. Brasília: CNPq/Coordenação Gustavo Gili, 1978.

5

KELLI, J. Everyday Machines. USA: Barnes and Noble, 1994.


Assunto: Leiaute da Produção

1

MOREIRA, D. A . Administração da Produção. 2ª Ed. - : Pioneira, 1996.

2

CAMPOS, V. F. Qualidade Total: Padronização de Empresas. Belo Horizonte: Fundação Christiano Otoni, 1992.

3

OLIVËRIO, J. L. Projeto de Fábrica, Produtos, Processos e Instalações Industriais. - : IBLC, 1985.

4

SILVEIRA JUNIOR, L. C. A . Nova Revolução Industrial, MRPII. - : Saga, 1993.

5

VIEIRA, A C. G. Manual de Layout. Rio de Janeiro: CNI, 1981.


Assunto: Meios de representação tridimensional

1

MUNARI, B. Design e Comunicação Visual. Lisboa: Martins Fontes, 1981.

2

__________. Das Coisas Nascem as Coisas. Lisboa: Martins Fontes, 1981.

3

SHIMIZU, Y. Kogima et alli. Models and Prototypes (clay, palster, stirofoan paper). Tóquio: Graphic-sha Publishing, 1991.

4

JACKSON, A Day D. Manual de Modelismo. Madrid: H. Blume, 1981.

5

MIDGLEY, B. Guia Completo de Escultura, Modelado y Cerâmica. Madrid: H. Blume, 1982.

6

GRANDE ENCICLOPÉDIA DE MODELISMO, COR E PINTURA. Rio de Janeiro: Século Futuro, 1988.

7

GRANDE ENCICLOPÉDIA, MATERIAIS E FERRAMENTAS. Rio de Janeiro: Século Futuro, 1988.


ESTÉTICA

1

BAYER, Raymond. História da Estética. Lisboa: Editora Estampa. 1979.

2

SUASSUNA, Ariano. Estética. Recife: Editora Universitária/UFPE. 4ª ed. 1996.

3

VÁZQUEZ, Adolfo Sanchez. Convite à estética. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 1999


TEORIA DA COMUNICAÇÃO E SEMIÓTICA

1

NETTO, José Teixeira Celho. Semiótica, informação e comunicação. São Paulo: Perspectiva, 1990.

2

NÖTH, Winfried. Panorama da Semiótica: de Platão a Peirce. São Paulo: Annablume, 1995.

3

PIGNATARI, Décio. Informação, Linguagem, Comunicação. São Paulo: Editora Perspectiva. 1970.

4

SANTAELLA, Lúcia. A teoria geral dos signos; semiose e autogeração. São Paulo: Ática, 1995.

5

NIEMEYER, Lucy. Elementos de Semiótica Aplicados ao Design. Rio de Janeiro: 2AB Editora, 2007.


HISTÓRIA DO DESIGN

1

HESKET, John. Desenho industrial. Rio de Janeiro: José Olimpio Editora, 1998

2

HEATH, Adrian. 300 years of industrial design : function, form, technique 1700-2000., Aage Lund Jensen. London . Herbert Press, 2000

3

VOTOLATO, Gregory. American design in the twentieth century : personality and performance / Gregory Votolato. Manchester : Manchester University Press, 1998

4

BURDEK, Bernhard E. Design, História, Teoria e Prática do Design de Produtos.

São Paulo. Edgard Blucher, 2006.







UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE - UFCG

CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA - CCT






DECLARAÇÃO





_________________________________________________________, nacionalidade, ____________________, estado civil, _________________________, portador(a) do Título Acadêmico de ___________________na Área de _______________________, expedido pela Instituição ________________________________________________, residente e domiciliado(a) em ____________________________________________, Estado _________________________________, DECLARA, para os devidos fins de Direito, que tem pleno conhecimento e aceita as normas e instruções do Concurso Público de Provas e Títulos para Professor(a) _____________________, Nível I, em Regime de Trabalho Dedicação Exclusiva, da Unidade Acadêmica de .................................................................................................. do Centro de Ciências e Tecnologia, da Universidade Federal de Campina Grande, ao qual concorre a uma vaga na área de _____________________, conforme Edital CCT/UFCG/nº 002, de 26 de fevereiro de 2009, publicado no DOU de de de 2009 – página .





Campina Grande, _________ de __________________________ de __________




NOME:


CI­:


CPF:

 

ASSINATURA:











UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE - UFCG

CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA - CCT

 

 



ILMO. SR. COORDENADOR ADMINISTRATIVO DA ..................................................................................CCT-UFCG,



____________________________________________________, ________________________,

(nome completo) (profissão)

______________________________, ___________________________,__________________,

(nacionalidade) (naturalidade) (CIC)

______________________(______/______/_______ , ________________________________),

(RG) (data de expedição) (órgão expedidor - estado)

_____________________________________________________________________________,

(endereço residencial, no. , bairro, complemento)

_______________________________,___________________________,__________________,

(cidade) (estado) (telefone)

vem requerer de Vossa Senhoria inscrição no concurso Público de provas e títulos, na carreira do magistério superior na classe de professor ________________, Nível I, em Regime de Trabalho de Dedicação Exclusiva (RETIDE), na Área de ___________________, da Unidade Acadêmica de ................................


Nestes termos,

Pede Deferimento.



Campina Grande (PB), ______/ _______/ _________.



Assinatura



............................................................................




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