Centro de Ciências e Tecnologia (CCT) - Concurso público para professor das Unidades Acadêmicas: UAEP, EAEQ, UAF, UAEM e UAME
Home arrow Editais arrow Concurso público para professor das Unidades Acadêmicas: UAEP, EAEQ, UAF, UAEM e UAME
Concurso público para professor das Unidades Acadêmicas: UAEP, EAEQ, UAF, UAEM e UAME PDF Imprimir E-mail
Por Gutemberg Medeiros   
18 de dezembro de 2008

Publicação do Edital do Concurso Público para professor das Unidades Acadêmicas:

  • Unidade Acadêmica de Engenharia de Produção;
  • Unidade Acadêmica de Engenharia Química;
  • Unidade Acadêmica de Engenharia Mecânica;
  • Unidade Acadêmica de Física;


 

brasogovernofederalUNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE - UFCG
CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA - CCT

EDITAL No 013  DE 16 DE DEZEMBRO DE 2008


O Diretor do Centro de Ciências e Tecnologia da Universidade Federal de Campina Grande - PB, Campus Campina Grande, no uso de suas atribuições e, considerando o disposto no art. 12 do Decreto Nº 94.664/1987, na Portaria Nº 22, de 30 de abril de 2007, dos Ministérios Ministro de Estado da Educação e Ministro de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão, na Portaria Nº 286, de 02 de setembro de 2008, do Ministério de Planejamento, Orçamento e Gestão e na Portaria Nº 1.110, de 04 de setembro de 2008, do Ministério da Educação, torna público para conhecimento dos interessados, a abertura de inscrições para concurso público de provas e títulos destinado a selecionar candidatos para o provimento de vagas na carreira do Magistério Superior, pertencentes ao Quadro de Pessoal desta Universidade, observando as disposições legais aplicáveis à espécie, a Resolução Nº 07/2007, de 02 de outubro de 2007, da Câmara Superior de Gestão Administrativo-Financeira do Conselho Universitário da UFCG, e as normas contidas neste Edital.

I - DOS REQUISITOS

1 - O candidato terá que atender às seguintes condições e preencher os seguintes requisitos para ter validade sua participação no concurso e investidura no cargo:
a)    ter nacionalidade brasileira ou estrangeira com situação regular no país;
b)    estar em gozo dos direitos políticos;
c)    estar quite com as obrigações eleitorais;
d)    estar quite com as obrigações militares, para os candidatos do sexo masculino;
e)    apresentar declaração de não acumulação de cargo ou emprego público (De acordo com o § 3º do Artigo 118 da Lei 8.112, de 11 de dezembro de 1990 e da Lei nº 9.527, de 10 de dezembro de 1997, considera-se acumulação proibida a percepção de vencimento de cargo ou emprego público efetivo com proventos da inatividade, salvo quando os cargos de que decorram essas remunerações foram acumuláveis na atividade);
f)    apresentar declaração de bens e valores patrimoniais.
1.1 - Os documentos comprobatórios relacionados no item 1 serão exigidos de todos os candidatos no ato da inscrição, exceto os discriminados nas letras "e" e "f", que deverão ser apresentados apenas pelos candidatos convocados para nomeação. 
1.2 - Antes de efetuar o recolhimento da taxa de inscrição, o candidato deverá certificar-se de que preenche todos os requisitos exigidos para a participação no concurso.
1.3 - A falta de comprovação de qualquer um dos requisitos especificados no item 1 impedirá a posse do candidato.

II - DAS INSCRIÇÕES

2 - As inscrições serão realizadas de 02 a 27 de fevereiro de 2009, para a classe de Professor Adjunto (Doutor), Nível I e Professor Assistente (Mestre), Nível I.
2.1 - Somente serão aceitas inscrições para Professor Adjunto de candidatos portadores, no mínimo, do título de Doutor, reconhecido ou revalidado, expedido por instituição de ensino superior nacional ou estrangeira.
2.2 - Somente serão aceitas inscrições para Professor Assistente de candidatos portadores, no mínimo, do título de Mestre, reconhecido ou revalidado, expedido por instituição de ensino superior nacional ou estrangeira.
2.3 - Os interessados serão atendidos das 8 às 11h e das 14 às 17h, de segunda a sexta-feira, nas secretarias das unidades acadêmicas, localizadas no Centro de Ciências e Tecnologia (CCT), Avenida Aprígio Veloso, 882 - Bairro de Bodocongó, Campus Campina Grande - PB (CEP 58.429.140);
2.4 - O candidato apresentará no ato da inscrição:
a) comprovante de pagamento da taxa de inscrição, recolhida no Banco do Brasil, em nome da Universidade Federal de Campina Grande, no valor de R$ 75,00 (setenta e cinco reais), conforme guia de recolhimento obtido no endereço https://consulta.tesouro.fazenda.gov.br/gru/gru_simples.asp, com os dados: Código da unidade favorecida (UG) 158195; Gestão 15281; Código do recolhimento 28883-7 e demais informações pessoais e data de vencimento atual.
b) requerimento de inscrição assinado pelo candidato ou seu procurador devidamente habilitado, dirigido ao Coordenador Administrativo da Unidade Acadêmica;
c) fotocópia legível e autenticada do diploma de Doutor ou certidão que comprove defesa e aprovação da tese, expedida pela instituição onde o candidato cursou o doutorado, acompanhado do diploma de mestre ou graduado, se concorrente à vaga de Professor Adjunto;
d) fotocópia legível e autenticada do diploma de Mestre ou certidão que comprove defesa e aprovação da dissertação, expedida pela instituição onde o candidato cursou o mestrado, acompanhado do diploma de graduação, se concorrente à vaga de Professor Assistente;
e) fotocópia legível do título de eleitor e do comprovante de quitação com as obrigações eleitorais;
f) fotocópia legível do comprovante de quitação com o serviço militar (para candidatos do sexo masculino);
g) fotocópia legível do passaporte com visto de acordo com as normas do Serviço Nacional de Imigração (para estrangeiros);
h) fotocópia legível da Carteira de Identidade e do CPF;
i) curriculum vitae, acompanhado de documentação comprobatória.
j) declaração de que tem conhecimento e aceita as condições e normas estabelecidas neste Edital, sobre as quais não poderá alegar desconhecimento, e da Resolução Nº 07/2007, de 02 de outubro de 2007, da Câmara Superior de Gestão Administrativo-Financeira do Conselho Universitário da UFCG, disponíveis nas secretarias das Unidades Acadêmicas, a que se refere este edital.
2.5 - O servidor designado pela Coordenação Administrativa da Unidade Acadêmica para receber a documentação exigida no subitem 2.4, o fará mediante a apresentação dos originais, conferindo e autenticando todas as páginas que lhe forem entregues, rubricando-as e numerando-as à vista do candidato ou seu procurador, além de listar o material não textual.
2.6 - Após o ato de inscrição, nos termos do subitem 2.5, o candidato ou seu procurador receberá, sem prejuízo de outras instruções eventualmente exaradas, os seguintes documentos:
a)    Cópias da Resolução citada na letra "j" do subitem 2.4;
b)    Programa do concurso;
c)    Calendário das provas;
d)    Tabela contendo prazos que nortearão o concurso, conforme Anexo deste Edital;
e)    Relação nominal dos membros da comissão examinadora e seus suplentes, com respectiva titulação acadêmica.
2.7 - Os documentos apresentados conforme as exigências do subitem 2.5 ficarão em poder da Unidade Acadêmica, não cabendo devolução.
2.8 - O procurador do candidato deverá apresentar original da Procuração e respectiva cópia autenticada do instrumento, ficando esta em poder da Unidade Acadêmica.
2.9 - O valor da taxa de inscrição, uma vez pago, não será restituído em nenhuma hipótese.
2.10 - A inscrição poderá ser feita também por via postal, através de Sedex ou serviço similar, dentro do prazo estabelecido neste Edital.
2.11 - O candidato que utilizar a alternativa do subitem 2.10 para inscrição deverá anexar o comprovante original de depósito bancário no valor da taxa de inscrição, como especificado na letra "a" do subitem
2.12 - Em anexo, quadros contendo os prazos regulamentares dos Concursos de Professor Adjunto, Padrão I e Professor Assistente, Padrão I.

III - DAS ETAPAS E VALIDADE DOS CONCURSOS

3 - O período destinado à realização de todas as etapas dos concursos públicos previstos neste Edital será de 60 (sessenta) dias, no máximo, a contar do término do prazo das inscrições.
4 - Sendo necessário o adiamento de concurso por motivos relevantes, a Coordenação Administrativa da Unidade Acadêmica divulgará novo calendário para o certame com antecedência mínima de 05 (cinco) dias da primeira prova.
5 - Somente se submeterão às provas os candidatos cujas inscrições tiverem sido deferidas.
6 - Os resultados das etapas do concurso serão afixados em local público de cada Unidade Acadêmica e na internet (http://www.deq.ufcg.edu.br); (http://www.uaep.ufcg.edu.br);  (http://www.dem.ufcg.edu.br) e (http://www.df.ufcg.edu.br).
7 - Os concursos de que trata o presente Edital terão validade de um ano, sendo possível renovação por igual período, nos termos do Decreto nº 4.175, de 27 de março de 2002.
 
IV - DA NOMEAÇÃO, POSSE E EXERCÍCIO

8 - A nomeação dos candidatos fica condicionada à comprovação dos requisitos para a investidura nos cargos especificados no item 1 deste Edital.
9 - A posse dos candidatos nomeados dar-se-á pela assinatura do Termo de Posse e ocorrerá no prazo de 30 (trinta) dias, contados da publicação do ato de provimento no Diário Oficial da União.
10 - Será tornado sem efeito o ato de provimento se a posse não ocorrer no prazo especificado no item anterior.
11 - O docente terá 15 (quinze) dias contados da data da posse para entrar em exercício, sendo passível de exoneração aquele que não obedecer a esse prazo.
12 - Os nomeados e empossados exercerão a docência na UFCG em regime de trabalho de dedicação exclusiva.

V - DA REMUNERAÇÃO ÁREAS E VAGAS DOS CONCURSOS

13 - A remuneração inicial, áreas de conhecimento objeto do concurso e vagas, está especificada na tabela abaixo:

Unidade Acadêmica

Remuneração na Classe de Professor Adjunto, Nível I

Remuneração na Classe de Professor Assistente, Nível I

Área de Conhecimento

Objeto do Concurso

Área de Conhecimento

Conexa do Concurso

Titulação Acadêmica Mínima na Classe de Professor Adjunto

Titulação Acadêmica Mínima na Classe de Professor Assistente

Número

de

Vagas

Engenharia Química

R$ 6.497,16

 

Termodinamica e Cinética e Calculo de Reatores

 

Doutorado em Engenharia Química ou Doutorado em Engenharia de Processos,

 

01

Engenharia

de

Produção

 

R$ 3.997,08

Expressão Gráfica

 

 

Graduado em Desenho, Desenho Industrial, Arquitetura ou Engenharia de Produção com Mestrado em Desenho, Desenho Industrial, Arquitetura ou qualquer Engenharia

01

Engenharia Mecânica

 

R$ 6.497,16

 

Geologia do Petróleo

 

Graduado em Geologia com , Doutorado em Geologia ou em áreas conexas (Engenharia de Petróleo, Geofísica, Geoquímica, Engenharia Civil e Engenharia de Minas

 

01

Física

R$ 6.497,16

 

Física Geral

 

(I) Bacharelado ou Licenciatura em Física; e

(II) Doutorado em Física com ênfase em Física de Partículas e Campos, Cosmologia, Gravitação ou Física da Matéria Condensada; ou Doutorado em Geociências com ênfase em Física da Alta Atmosfera; ou Doutorado em Ensino de Física.

 

03

 


VI - DAS DISPOSIÇÕES GERAIS

14 - Às pessoas portadoras de deficiência ou necessidades especiais será assegurado o direito de inscrição no concurso público previsto neste Edital, dele participando em igualdade de condições com os demais candidatos, desde que a deficiência ou necessidade apresentada seja compatível com a atividade do cargo para o qual concorre.
15 - Os candidatos citados no item anterior deverão apresentar, no ato da inscrição, declaração da especificidade da deficiência, submetendo-se quando convocados à perícia médica por junta médica oficial, que terá decisão terminativa sobre a qualificação do candidato como portador de deficiência e a compatibilidade da deficiência com as atividades do cargo.
16 - O candidato amblíope ou cego deverá solicitar por escrito à Coordenação Administrativa da Unidade Acadêmica, até o último dia de inscrição, a confecção da prova especial ampliada (especificando o tipo de grau para a ampliação) ou o acompanhamento por monitor.
17 - O candidato que não fizer a solicitação prevista no item anterior, no prazo mencionado e seja qual for o motivo alegado, não terá a prova preparada, ficando impossibilitado de a ela se submeter e, portanto, excluído do concurso.

VII - DAS DISPOSIÇÕES FINAIS

18 - Não será fornecido ao candidato qualquer documento ou certidão como comprovante de classificação no concurso, valendo para este fim o Edital de Homologação publicado no Diário Oficial da União.
19 - A aprovação no concurso assegurará apenas a expectativa de direito à nomeação, ficando a concretização deste ato condicionada à observância das disposições legais pertinentes, do exclusivo interesse e conveniência da Administração, da rigorosa ordem de classificação e do prazo de validade do concurso.
20 - É de inteira responsabilidade do candidato, acompanhar pelo Diário Oficial da União a publicação dos atos e editais referentes aos concursos previstos neste Edital bem como outras informações que serão divulgadas pela Unidade Acadêmica.
21 - Após a publicação do resultado do concurso, em jornal diário de grande circulação estadual, poderá haver recurso a Câmara Superior de Gestão Administrativo-Financeira do Conselho Universitário da UFCG, com efeito suspensivo, no prazo de 05 (cinco) dias úteis.
22 - Os prazos regulamentares que constam no ANEXO 01, foram estabelecidos para todos os concursos deste edital.
23 - Os casos omissos serão resolvidos pela comissão examinadora do concurso.


Braulio Maia Junior
Diretor do CCT


 

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE
CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA


ANEXO 01 DO EDITAL Nº 011 DE  25 DE  NOVEMBRO DE 2008

PRAZOS REGULAMENTARES DO CONCURSO PÚBLICO PARA PROFESSOR ADJUNTO

 ETAPAS  - SETOR RESPONSÁVEL

DATAS DAS INSCRIÇÕES
Inscrição de Candidatos Secretaria da Unidade Acadêmica 02 a 27/02/2009
Verificação de aceitabilidade das inscrições Coordenação Administrativa  02 a 06/03/2009
Interposição de Recurso contra indeferimento de inscrição CONSAD/CCT 09 a 13/03/2009
Homologação dos pedidos de inscrição e julgamento de recursos CONSAD/CCT 09 a 13/03/2009
Interposição de recurso contra decisão do CONSAD/CCT sobre pedidos de inscrição e julgamento de recursos CSGAF/CONSUNI/UFCG 16 a 20/03/2009

DA COMISSÃO EXAMINADORA
Arqüição de impedimento de Membros da Comissão Examinadora CONSAD/CCT 02 a 06/03/2009
Interposição de recurso contra decisão do CONSAD/CCT sobre pedidos de argüição de impedimento CSGAF/CONSUNI/UFCG 09 a 13/03/2009

DO CONCURSO
Realização do Concurso Comissão Examinadora 23 a 27/03/2009
Entrega do Relatório Conclusivo do Concurso à Coordenação Administrativa  Comissão Examinadora 30 a 31/03/2009
Apreciação do Relatório Conclusivo em Assembléia da Unidade e encaminhamento ao CONSAD/CCT para Homologação Colegiado da Unidade Acadêmica 01 a 07/04/2009
Homologação do Resultado do Concurso CONSAD/CCT 08 a 14/04/2009
Interposição de Recurso Contra o Resultado Final do Concurso CSGAF/CONSUNI/UFCG 15 a 21/04/2009

 

 


 

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE
CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA
UNIDADE ACADÊMICA DE ENGENHARIA QUÍMICA

ANEXO 02 DO EDITAL Nº 011 DE  25 DE  NOVEMBRO DE 2008



MEMBROS DA COMISSÃO EXAMINADORA DO CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS PARA A CLASSE DE PROFESSOR ADJUNTO NÍVEL I, RETIDE, ÁREA DE TERMODINAMICA E CINÉTICA E CALCULO DE REATORES


TITULARES:

1.    Prof. Dr. LUIS GONZAGA SALES VASCONCELOS (UAEQ-UFCG)
2.    Prof. Dr. ROMILDO PEREIRA BRITO (UAEQ-UFCG)
3.    Prof. Dr. LUIZ STRAGEVITCH  (UFPE)

SUPLENTES:

1.    Prof. Dr. NAGEL COSTA ALVES (UAEQ-UFCG)
2.    Prof. Dr. MICHEL FRANCOIS FOSSY (UAEQ-UFCG)
3.    Prof. Dr. LUCIO CARDOZO FILHO (UNIV. ESTADUAL DE MARINGA)


PROGRAMA DO CONCURSO PÚBLICO PARA PROFESSOR ADJUNTO

Tópicos
1.Primeira e Segunda Lei da Termodinâmica
2.Propriedades Volumétricas de Fluidos Puros
3.Propriedades Termodinâmicas dos Fluidos
4.Propriedades Termodinâmicas das Soluções
5.Equilíbrio de Fases
6.Equilíbrio Químico
7.Leis de Velocidade e Estequiometria
8.Projeto de Reator Isotérmico
9.Obtenção e Análise de Dados Cinéticos
10.Projeto de Reator Não Isotérmico
11.Catálise e Reatores Catalíticos
12.Reatores Não Ideais

Bibliografia Sugerida

1)    Octave Levenspiel - Chemical Reaction Engineering, Wiley, 1998.
2)    Gilbert F. Froment and Kenneth B. Bischoff - Chemical Reactor Analysis and Design,  Wiley, 1990.
3)    H. Scott Fogler - Elements of Chemical Reaction Engineering, Prentice Hall, 2005.
4)    J. M. Smith, Hendrick Van Ness, and Michael Abbott - Introduction to Chemical Engineering Thermodynamics, Mc Graw Hill, 2004.
5)    Stanley I. Sandler - Chemical, Biochemical, and Engineering Thermodynamics, Wiley, 2006.

 

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE
CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA
UNIDADE ACADÊMICA DE ENGENHARIA DE PRODUÇÃO - UAEP


ANEXO 03 DO EDITAL Nº 011 DE 25 DE  NOVEMBRO DE 2008



DAS PROVAS


1 A prova pratica consistirá, a critério da Comissão Examinadora, em solução de problemas gráficos no âmbito dos temas constantes do programa e terá duração de 04 horas.

2 A prova didática consistirá em aula teórica, a critério da Comissão Examinadora, sobre tema constante no programa, e terá duração de 50 minutos. Após o término a Comissão Examinadora terá, se julgar necessário, até 30 (trinta) minutos para argüir o candidato acerca do tema objeto da prova. A chamada para realização das provas obedecerá à ordem do sorteio.

3 O Exame de Títulos constará da apreciação dos documentos comprobatórios apresentados pelos candidatos, no ato da inscrição e serão pontuados segundo a Tabela de Pontos anexa à Resolução nº. 02/2007, pela Comissão Examinadora em conjunto.


MEMBROS DA COMISSÃO EXAMINADORA DO CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS PARA A CLASSE DE PROFESSOR ASSISTENTE NÍVEL I, T-40, EXPRESSÃO GRÁFICA



TITULARES:

1.    Prof. MSc. Johannes Cornelis Johanna Mª Derks (Presidente UAEP/CCT/UFCG)
2.    Prof. Dr. Egidio Luiz Furlanetto  (UAEP/CCT/UFCG)
3.    Profa. Dra. Abigail Fregni Lins  (UEPB/Matemática)

SUPLENTES

1.    Prof. Dr. Luis Eduardo Cid Guimarães    (UADI/CCT/UFCG)
2.    Profa. Dra. Kátia Elizabete Gaudino    (UEPB/Matemática)
3.    Prof. Dr. Arivaldo Amorim (UFB/Arquitetura)


PROGRAMA DO CONCURSO PÚBLICO PARA PROFESSOR ASSISTENTE
CONTEÚDO PROGRAMÁTICO

Desenho Geométrico                       
1.1- Letras e Algarismos: Importância, regra de estabilidade, proporcionalidade e composição, letras de traços  simples, ordem dos traçados.
1.2 - Traçado de paralelas e perpendiculares.
1.3 - Construções Geométricas fundamentais.
1.4 - Curvas Cônicas - Elípse , parábola e hipérbole.
1.5 - Curvas Cíclicas - Ciclóide, epiciclóide e hipociclóide

Geometria Descritiva                       

2.1 - Projeção e Mongeana: Generalidades do ponto. Coordenadas        positivas e negativas. Posições dos pontos.   Representação em épura. 
2.2 - Generalidade da reta nos três planos. Tipos de retas, locação em épura.
2.3 - Traços de retas, visibilidade.
2.4 - Retas paralelas e concorrentes. Ponto pertencente à reta.
2.5 - Reta de perfil, traços e ponto pertencente à reta.
2.6 - Estudo do plano, tipos de planos, retas do plano, ponto pertencente ao plano e aos traços do plano.
2.7 - Interseção de planos.
2.8 - Rebatimento de planos.
2.9 - Sólidos elementares e compostos.
2.10 - Interseção entre sólidos e a sua planificação.


Desenho Técnico                       

3.1 - Normas Técnicas - ABNT. Formato de papel, dobragem de folhas.
3.2 - Teoria elementar do desenho projetivo. Projeções ortogonais em vários planos, vistas ortogonais no 1o. e 3o. diedros. Escolha das vistas, primazia das linhas; leitura de um desenho e regras práticas para execução.
3.3 - Escala. Objetivo da escala. Relação de escalas usuais.
3.4 - Contagem. Definição. Tipos de cotas. Inscrição de valores. Formas de contagem. Regras relativas ao modo de cotar.
3.5 - Perspectiva axonométrica ortogonal. Perspectiva isométrica de circunferência e de arcos de circunferência. Profundidade de furos inscritos em     quadrado. Profundidade de furos inscritos em áreas retangulares.
3.6 - Perspectiva axonométrica oblíqua ou perspectiva cavaleira. Regra de     perspectiva, escolha e direção das linhas de fugas. Construção de uma     perspectiva cavaleira. Perspectiva cavaleira de um círculo. Profundidade de furos e peças cilíndricas.

TÓPICOS PARA SORTEIO:

1.    Sistemas de Projeção (Método Mongeano)
Estudo do Ponto
Estudo da Reta
Estudo do Plano

2.    Poliedros / Representação
Regulares
Irregulares: Retos e Oblíquos

3.    Superfícies
Cônicas
Cilíndricas
Revolução (quaisquer)
Helicoidais

4.    Interseção de Superfície
Projeção ortográfica de figuras planas
Projeção ortográfica dos sólidos geométricos (elementares e complexos), verdadeira grandeza (VG) de faces de sólidos em vistas auxiliares usando método de mudanças de planos

5.    Secção Plana - Desenvolvimento
Prisma
Prâmide
Cone
Cilindro

6.    Desenvolvimento de Sólidos Geométricos

7.    Representação pelo Sistema de Vistas Ortográficas Principais
Projeção ortográfica de figuras planas (envolvendo concordância, polígonos e divisão de circunferência)
Projeção ortográfica dos sólidos geométricos (elementares e complexos)
Escala
Cotas

8.    Vistas Ortográficas Seccionais
Corte pleno ou total
Meio corte
Corte composto; rebatido; parcial; auxiliar.
Secções
9.    Truncamento de Sólidos

10.    Desenvolvimento de Sólidos (simples e complexos)

BIBLIOGRAFIA:

Desenho Geométrico
1.  CARVALHO, Benjamim de A . Desenho Geométrico. Nobel.
2.  GIONGO, Affonso Rocha. Curso de Desenho Geométrico. Nobel.

Geometria Descritiva
3.  LOBJOIS, C. H. Desenvolvimento Chapas.Hemus.
4. WELMAN, B. Leighton. Geometria Descriptiva. Reverté.
5. HERRERO, Miguel Bermejo. Geometria Descriptiva Aplicada. Publicaciones de La
    Universidad de Sevilla. Urmo, S. A. de Ediciones.
Desenho Técnico
6. SILVA, Silvio F. da. A Linguagem do Desenho Técnico. Editora LTC.
7. BORNANCINI, José Carlos M. Desenho Técnico. Volumes I e II.
8. MANFE, Giovanni; Rino Pozza; Giovanni Scarato; Desenho Técnico Mecânico. Vol.     I, II e III. Hemus.
9. OBERG. L Desenho Arquitetônico. Livro Técnico.
10. MONTENEGRO, Gildo, Desenho Arquitetônico. Edgar Blücher.
11.FORSETH, Kevin. Projetos em Arquitetura.  Desenhos, Multivistas, Paralineas, Perspectivas e Sombras. Hemus.
12. FRENCH, Thomas E. e VIERCK, Charles J. Desenho Técnico e Tecnologia Gráfica. Editora Globo.
13. ABNT/SENAI-SP. Coletânea de Normas de Desenho Técnico.
14. BACHMANN, Albert & FORBEG, Richard. Desenho Técnico. Editora Globo.
15. CUNHA, Luis Veiga da . Desenho Técnico. Fundação Calouste Gulbenkian.
16. BACHMANN, Albert  &  FORBERG, Richard.  Desenho Técnico. Editora Globo.




 

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE
CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA
UNIDADE ACADEMICA DE ENGENHARIA MECÂNICA


ANEXO 04 DO EDITAL Nº 011 DE  25 DE  NOVEMBRO DE 2008

MEMBROS DA COMISSÃO EXAMINADORA DO CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS PARA A CLASSE DE PROFESSOR ASSISTENTE NÍVEL I, RETIDE, GEOLOGIA DO PETRÓLEO



TITULARES:


1.    Prof. Dr. José Agnelo Soares (UAMG/UFCG)
2.    Prof. Dr. Francisco Pinheiro Lima Filho (UFRN)
3.    Prof. Dr. Leonardo Fonseca Borghi de Almeida (UFRJ)

SUPLENTES

1.    Prof.  Dr. Antonio Costa Filho (UAMG/UFCG)
2.    Prof. Dr. Olinto Gomes de Souza Junior (PETROBRAS)
3.    Prof. Dr. Vishwambhar Nath Agrawal (UAMG/UFCG)




PROGRAMA DO CONCURSO PÚBLICO PARA PROFESSOR ASSISTENTE

1.    Ambientes e fácies sedimentares:
  • Descrição dos principais ambientes de sedimentação;
  • Descrição dos tipos principais de fácies sedimentares;

2.    Petrografia sedimentar:
  • Gênese das rochas sedimentares;
  • Tipos de rochas sedimentares;
  • Estruturas sedimentares;

3.    Análise de bacias sedimentares:
  • Mecanismos de formação de bacias sedimentares;
  • Classificação de bacias sedimentares;
  • Modelagem de bacias;

4.    Rochas geradoras, selantes e armadilhas:
  • Condições necessárias para a geração de hidrocarbonetos;
  • Tipo de rocha e eficiência de selo;
  • Armadilhas estruturais, estratigráficas e mistas;
  • Halocinese;

5.    Caracterização de reservatórios:
  • Propriedades físicas e químicas do petróleo e do gás natural;
  • Propriedades físicas das rochas;
  • Modelagem geológica de reservatórios;

6.    Bacias sedimentares brasileiras:
  • Bacias paleozóicas;
  • Aulacógenos;
  • Bacias marginais;

7.    Reservatórios não-convencionais:
  • Reservatórios fraturados;
  • Reservatórios com geologia complexa;
  • Folhelhos betuminosos;
  • Tight gas sands;
  • Tar mats;


8.    Sistemas petrolíferos:
  • Origem e geração do petróleo;
  • Migração do petróleo;
  • Acumulação;

9.    Estratigrafia de seqüências e sismo-estratigrafia:
  • Interpretação cronoestratigráfica das terminações das reflexões sísmicas;
  • Sismofácies;
  • Estratigrafia de seqüências em depósitos costeiros e marinhos;
  • Estratigrafia de seqüências em depósitos continentais;

10.    Métodos indiretos de exploração de petróleo:
  • Geofísica;
  • Perfilagem geofísica de poços;
  • Geoquímica;
  • Sensoriamento remoto.

BIBLIOGRAFIA RECOMENDADA:

ALLEN, Philip. A.; ALLEN, John R. Basin analysis: principles & applications Massachusetts: Blackwell Science, 1990.

ASQUITH, George; GIBSON, Charles. Basic well log analysis for geologists. Tulsa: The American Association of Petroleum Geologists, 1997. (AAPG Methods in Exploration Series, n.3).

MAGOON, Leslie; DOW, Wallace G.(Eds.). The Petroleum system: from source to trap. Tulsa: The American Association of Petroleum Geologists, 1994. (AAPG Memoir 60).

RIBEIRO, Helio Jorge P. Severino (Org.). Estratigrafia de seqüências: fundamentos e aplicações. São Leopoldo: Editora Unisinos, 2001.

SELLEY, R.C. Elements of petroleum geology. 2.ed. San Diego: Academic Press, 1998.

SUGUIO, K. Geologia sedimentar. Editora Edgard Blücher, 2003.





 

ANEXO 05 DO EDITAL Nº 011 DE 25 DE  NOVEMBRO DE 2008

MEMBROS DA COMISSÃO EXAMINADORA DO CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS PARA A CLASSE DE PROFESSOR ADJUNTO NÍVEL I, RETIDE, FÍSICA GERAL
.

TITULARES:

1.    Prof. Dr. Ricardo Arlen Buriti da Costa (UAF/UFCG) 
2.    Prof. Dr. Carlos Chesman (UFRN)
3.    Prof. Dr. Jorge Malbouisson (UFBA)

SUPLENTES

1.    Prof. Dr. Adriano de Albuquerque Batista (UAF/UFCG)
2.    Prof, Dr. Enivaldo Bonelli - UFRN (doutor)
3.    Prof. Dr. Ademir Santana  (UnB)

TÓPICOS PARA O CONCURSO DE PROFESSOR ADJUNTO

MECÂNICA ANALÍTICA

1.    Formalismo Lagrangeano e Hamiltoniano
2.    Pequenas oscilações

Mechanics, K. R. Symon.
Fundamental University Physics - Mechanics, Alonso-Finn.
Classical Dynamics of Particles and Systems, J. B. Marion.
Classical Mechanics, H. Goldstein.
Mecânica, L. Landau e E. Lifchitz.
Lectures on Physics- Vol I, Feynman
Curso de Física de Berkeley - Mecânica, Vol. I - Ed. Edgar Blucher .

MECÂNICA QUÂNTICA

3.    A equação de Schrödinger
Problemas unidimensionais: poço quadrado, potencial degrau, potencial delta, etc.
4.    Oscilador harmônico simples
5.    Momento angular e spin

Física Quântica, Stephen Gasiorowicz.
Introduction to Quantum Theory, David Park.
Quantum Mechanics, E. Merzbacher.
Quantum Mechanics, L. I. Schiff.
Lectures on Physics- Vol III, Feynman. 
Introductionary Quantum Mechanics, R. L. Liboff, Addison-Wesley Publ. Comp. Inc.
Quantum Mechanics, vol. I e II, Cohen-Tannoudji, B. Dio e F. Laloë
ELETROMAGNETISMO

6.    Eletrostática e Magnetostática
7.    Equações de Maxwell
8.    Movimento de Cargas em Campos Eletromagnéticos e Radiação

Eletromagnetic Fields and Waves, P. Lorrain e D. Corson.
Classical Eletromagnetic Radiation, J. Marion.
Fundamentos da Teoria Eletromagnética , J. Reitz, F. Milford e R Christy.
Lectures on Physics - Vol. II, Feynman.
Fundamental University Physics - Fields and Waves, Alonso-Finn.
Curso de Física de Berkeley - Eletricidade e Magnetismo, vol. 2 - Ed. Edgar Blucher.

TERMODINÂMICA E MECÂNICA ESTATÍSTICA

9.   Potenciais termodinâmicos e Relações de Maxwell
 Transições de fases
10.    Distribuições de Maxwell-Boltzmann, Fermi-Dirac e Bose-Einstein

Termodinâmica, Teoria Cinética e Termodinâmica Estatística, Sears e Salinger.
Fudamentals of Statistical and Thermal Physics, Mac Graw Hill
Introdução à Física Estatística, S. R. A. Salinas, Edusp
Statistical Physics, R. K. Pathria, Oxford, Pergamon Press
Calor e Termodinâmica, M. W. Zemansky, Guanabara Dois.


 




UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE - UFCG
CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA - CCT





DECLARAÇÃO





_________________________________________________________, nacionalidade, ____________________, estado civil, _________________________, portador(a) do Título Acadêmico de ___________________na Área de _______________________, expedido pela Instituição ________________________________________________, residente e domiciliado(a) em ____________________________________________,  Estado _________________________________, DECLARA, para os devidos fins de Direito, que tem pleno conhecimento e aceita as normas e instruções do Concurso Público de Provas e Títulos para Professor(a) _____________________, Nível I, em Regime de Trabalho Dedicação Exclusiva, da Unidade Acadêmica de .................................................................................................. do Centro de Ciências e Tecnologia, da Universidade Federal de Campina Grande, ao qual concorre a uma vaga na área de _____________________, conforme Edital CCT/UFCG/nº 011, de 25 de novembro de 2008, publicado no DOU de xx de outubro de 2008 - página xx.




Campina Grande, _________ de __________________________ de __________



                                    NOME:

                                    CI¬:

                                    CPF:
           
                                    ASSINATURA:







 

   

UNIVERSIDADE FEDERAL DE CAMPINA GRANDE - UFCG
CENTRO DE CIÊNCIAS E TECNOLOGIA - CCT

                  
 


ILMO. SR. COORDENADOR ADMINISTRATIVO DA ..................................................................................CCT-UFCG,


____________________________________________________, ________________________,
                    (nome completo)                        (profissão)
______________________________, ___________________________,__________________,
           (nacionalidade)               (naturalidade)                               (CIC)
______________________(______/______/_______ , ________________________________),
(RG)                          (data de expedição)             (órgão expedidor - estado)
_____________________________________________________________________________,
                    (endereço residencial, no. , bairro, complemento)
_______________________________,___________________________,__________________,
           (cidade)                        (estado)                           (telefone)
vem requerer de Vossa Senhoria inscrição no concurso Público de provas e títulos, na carreira do magistério superior na classe de professor ________________, Nível I, em Regime de Trabalho de Dedicação Exclusiva (RETIDE), na Área de ___________________, da Unidade Acadêmica de ................................

                Nestes termos,
                Pede Deferimento.


                Campina Grande (PB), ______/ _______/ _________.


Assinatura


............................................................................

 

 

 


  Download do Edital em formato PDF:

pdf Edital 013 2008

 - Outros documentos:

pdf Unidade Acadêmica de Eng. Química - Deferimento das inscrições

  Calendário das provas da Unidade Acadêmica de Eng. Química